Ler na era das distrações

Progressivamente tenho estado menos presente na Internet para não asfixiar-me com tantas informações, mas antes disso a minha vida era cheia de distrações que afectavam a minha leitura.

Não lia um livro há um bom tempo, a última vez que me recordo adorá-los foi com uns 12 anos e parei porque ganhei um computador. Todavia, no ano passado desafiei-me a ler todos os livros que tinha em casa mas a tarefa era mais complicada do que parecia.Tive dificuldades em concentrar-me numa palavra, lia uma frase e voltava atrás porque não compreendia à primeira, em qualquer texto por mais breve que fosse tinha que repetir para absorver a informação. Essa incapacidade de concentração foi resultado das horas perdidas nas tecnologias.

Eu sentia prazer em ver o tempo voar e não pensar na minha vida, nas minhas tarefas e nos meus problemas enquanto estava nas redes sociais. Mas quando parava de navegar caía na vida real e ali continuavam a minhas responsabilidades a espera, por isso colocava outro episódio de uma série e submergia num estado de “hipnose”. E aqui entra a dopamina, cada vez que ia ver o que havia de novo, ela era libertada para me dar a sensação de prazer: estudar 5 min, ânsia de ver o Facebook, dopamina, tentar voltar a concentrar-me, estudar 15 min, ânsia de ver o Instagram, dopamina, e assim tornou-se um hábito.

Depois de uma fase de adaptação pós-depressão, fechei o computador e saí, eliminei apps do meu telemóvel, tirei o facebook, procurei mais livros, e ainda estou no processo. Em consequência e insistência de ler todos os dias notei o meu progresso como leitora, as palavras ficaram mais claras, assimilo o conteúdo mais rapidamente, e não preciso reler. Descobri que os livros são, agora, a minha fonte de conhecimento que vão moldar quem eu sou.

T.

2 comments

Deixe uma Resposta

