Lolita – Vladimir Nabokov (actualizado)

lolita3

Tentei ler várias vezes mas não sei por qual razão não tinha interesse em avançar com este livro, porventura fosse a minha repugnância pelo que no começo é notário o deslumbre de H.H por “ninfitas”. Contudo prometi que não ia deixar nenhum livro a meio, demorei meses para acabar mas aqui estou!

Lolita é um romance entre um adulto e Dolores Haze (Lo pras zamigas) de 12 anos com erotismo em paralelo. Ele casa-se com Charlotte Haze e quando ela morre, busca Lolita para explorar o mundo.

Certamente o leitor pode ter várias interpretações e eu, por exemplo achei que, logo no início conseguimos entrar na cabeça de um pedófilo através da forma como vê as crianças eroticamente. Uma pessoa com esse transtorno de preferência sexual, se entregaria aos seus desejos sem pensar no impacto na criança, mas H.H surpreendeu-me. Ele poderia ter pensamentos sórdidos mas tinha consciência que no momento que mergulhasse na libidinagem, não haveria como voltar atrás para ele e para a inocência das ninfetas, tive a impressão que lutava esse lado como se tivesse duas personalidades. Entretanto para a minha decepção (e eu já sabia que iria acontecer), acabou por tirar-lhe a virtude mas aqui está the tricky thing, o livro é da perspectiva dele. Por um lado pareceu-me que o amava porque o provocava, perguntava se eram amantes, mas por outro, ela lhe disse “olha foi aqui que me violaste” e mais tarde foge. Fiquei sem entender o lado dela e sem confiar no narrador porém uma coisa tenho certeza, eles eram mutuamente destrutivos!

Durante a leitura a sensação de repugnância bandeou-se para compreensão porque pensei que, quando ele a encontrasse de novo sem as feições infantis não iria sentir atracção nenhuma, mas na verdade, o que eu considerava ser lascívia e obsessão dele, era amor de corpo e alma: “Compreendem, eu amava-a. Foi amor à primeira vista, à última vista, a todas as vistas”. Assustadoramente admiro-o!

Humbert Humbert lutou até onde conseguiu, amou-a verdadeiramente e teve noção que estragou-lhe a vida. Eu sei que muita gente não concorda, é por isso este livro é tão poderoso para além da forma de como está escrito, cada pessoa vai ter a sua concepção.

T.

ps: escrevi este post com apenas 3h de sono por isso eliminei-o, achei o review muito breve e agora reescrevi em melhores condições.

Deixe uma Resposta

