Não É Mulata, É Negra

vived2

Há uns meses venho pensando sobre a minha negritude e de como poderia expressá-lo num novo vídeo mas falta-me tempo. Assim sendo, resolvi fazer um post sobre um lado do tema (vai haver muito disso este ano, post primeiro e mais tarde vídeos, espero que compreendam).

Para os negros claramente sou parda, para os brancos sou preta ou mulata. MULATA. Ignorância de muitos e até eu mesma no começo da minha colérica adolescência, mulata é originária de mula que significa “animal híbrido”. Esse termo era usado para designar filhos de escravas com os senhores e está relacionado com o comércio de escravos. Mulata é inquestionavelmente racista para mim e receio que nunca pude escolher um conceito correcto por causa dessas vozes. Cresci com esse mindset sobre as minhas características e nunca ninguém me perguntou o que eu achava.

Há um tempo um dos meus bully apareceu, o Rafael. Ele andava sempre smoking with the cool kids, fazendo da suas até que chegou a minha vez,“preta do cabelo queimado!”, começou. Penso que foi no Verão de 2015, voltei a cidade do fim do mundo cheia de preconceitos que só me traz péssimas memórias, no Alentejo. Encontrei esse mesmo rapaz na famosa feira de S. João trabalhando. Ali mesmo, sendo atendida por ele, um click na minha memória e na dele. A sua expressão mudou. Eu sabia, ele sabia e não permiti que me fizesse sentir um lixo. Porquê sentiria?

O negro sempre foi associado ao que é malicioso,”negro tem raiva no sangue”, parece haver resistência em usar a palavra. Primeiro porque se tem esse valor negativo, as pessoas não querem ofender e já vem aí um “moreninha”; segundo porque descrêem a hipótese de realmente haver negros com o mesmo poder aquisitivo e joga no ar “mulata” só para facilitar. Essa identidade negativa do negro é uma barreira para as pessoas saberem que: não é morena, amarela, nem mulata. É negra.

T.

Deixe uma Resposta

