Estou Offline – Why I Quit Facebook

No ano passado tentei eliminar o meu Facebook e até mesmo a página do blog mas, sobrevivi apenas uns 3 dias e acabei por voltar. Este ano, solidifiquei as minhas razões para sair dessa rede social.

O Facebook é uma perda de tempo, partilhas várias coisas com os teus amigos, eventos, grupos, dá-nos informações inúteis, obriga-nos a lidar com pessoas que nem são tuas amigas, vês a vida alheia, temos a necessidade de verificar o perfil de x em x horas, isola-te do mundo real, etc. O tempo que perdia em conversas ou apenas scrolling o feed, poderia investir em mim, nos meus objetivos, nos meus estudos. Eu sei que há muita gente que consegue equilibrar as coisas (parabéns para você) mas para mim é uma distracção. Entretanto, tem sim coisas boas e por isso criei um perfil vazio onde não aceito ninguém, não tenho nada no feed e a única função é administrar a página do blog (o blog está ligado à conta).

Também pensei eliminar o Instagram mas não sou viciada, só vou lá quando tenho foto para postar, aos meus olhos é como um álbum de fotografias. Contudo para diminuir a quantidade de coisas que aparecem no meu feed resolvi deixar de seguir muitas pessoas sem selecionar porque se tenho menos pessoas, menor o feed que aparece.

Toda essa mudança trouxe consigo revolta, algumas indignadas por ter apagado o Facebook, outras extremamente chateadas por ter deixado de seguir. É como se a rede social medisse a importância que essas pessoas têm para mim! E assim que apaguei o meu perfil senti que eu já não existia, apaguei a minha vida, não é preocupante? Mas como um amigo meu disse: “É a realidade em que nos encontramos. Há muitas pessoas que medem as ligações pelo offline e online”

Acredito que quem é realmente meu amigo, tem o meu número e vai me ligar para tomar um café e colocar a conversa em dia. É essa ligação offline que eu procuro e preciso agora.

T.

One thought on “Estou Offline – Why I Quit Facebook

Deixe uma Resposta

