Consulado Geral do Brasil no Porto – como ir, o que levar, passaporte

Hoje fui ao Porto para tratar do meu passaporte visto que, o consulado brasileiro em Lisboa não tem disponível datas para agendamento e eu preciso urgentemente de um novo. Mas também nem é por isso, o consulado em Lisboa é muito desorganizado, tem um péssimo atendimento, tinha de ir as 6 da manhã porque é quando começa a ter fila e só sairia as quatro ou seis horas da tarde ou seja, é um caos!

Para dar uma ajudinha para vocês brasileiros em Lisboa que queiram tratar do mesmo assunto no consulado do Porto eis o que eu fiz: Primeiro de tudo tens de ir ao site do Consulado Geral do Brasil Porto e preencher um formulário, vais ter de digitalizar e carregar nessa ficha a tua foto, assinatura, certidão de nascimento e passaporte. No fim vai sair um recibo e tens de guardar em pdf para depois imprimir.

Fui da estação do Oriente para a estação de comboios da Campanhã porque no mapa parecia mais perto do que a estação de São bento. Quando chegares, mesmo ao lado da estação, tens o metro que vai para a Casa da Música e assim que desceres segues a placa “rotunda da Boa Vista” ou algo semelhante. Pronto, já estás no consulado, um prédio todo de vidro e charmoso!

No prédio vais para o 1º andar e tens a recepcionista que irá te dar uma senha conforme o assunto que tens para tratar e esperas numa sala à esquerda. Quando for a tua vez vais para a zona dos balcões que é a direita e entregas o passaporte original e fotocópia, fotografia, certidão de nascimento original e fotocópia, título de residência ou BI brasileiro (não me recordo como o senhor designou isso) apenas para mostrar, o recibo do formulário que mencionei a cima e os 120,00€ (sim, paga-se na hora e não na entrega e sem multibanco). Também é preciso o título de eleitor mas eu não tenho, o que não me impediu de ter um novo passaporte mas deixaram lá um observação que tenho de tirar o meu título em Novembro. Demora 10 dias para ficar pronto e para levantar eles deram um recibo com a data de entrega, horas, piso, tudo direitinho.

Foi muito rápido, fiquei impressionada com o lugar, tudo limpo e repito organizado! Para além disso, antes de ir fiquei meses tirando dúvidas com por email, sempre me responderam e tiveram toda a paciência do mundo.

Desta vez não vi muita coisa do Porto porque estava sozinha e queria voltar para Lisboa, entretanto irei voltar para levantar o passaporte e visitar o meu namorado. Portanto, farei alguns posts da minha experiência por lá mas posso dizer que já estou encantada!

T.

Deixe uma Resposta

