Consulado Geral do Brasil no Porto – como ir, o que levar, passaporte

Hoje fui ao Porto para tratar do meu passaporte visto que, o consulado brasileiro em Lisboa não tem disponível datas para agendamento e eu preciso urgentemente de um novo. Mas também nem é por isso, o consulado em Lisboa é muito desorganizado, tem um péssimo atendimento, tinha de ir as 6 da manhã porque é quando começa a ter fila e só sairia as quatro ou seis horas da tarde ou seja, é um caos!

Para dar uma ajudinha para vocês brasileiros em Lisboa que queiram tratar do mesmo assunto no consulado do Porto eis o que eu fiz: Primeiro de tudo tens de ir ao site do Consulado Geral do Brasil Porto e preencher um formulário, vais ter de digitalizar e carregar nessa ficha a tua foto, assinatura, certidão de nascimento e passaporte. No fim vai sair um recibo e tens de guardar em pdf para depois imprimir.

Fui da estação do Oriente para a estação de comboios da Campanhã porque no mapa parecia mais perto do que a estação de São bento. Quando chegares, mesmo ao lado da estação, tens o metro que vai para a Casa da Música e assim que desceres segues a placa “rotunda da Boa Vista” ou algo semelhante. Pronto, já estás no consulado, um prédio todo de vidro e charmoso!

No prédio vais para o 1º andar e tens a recepcionista que irá te dar uma senha conforme o assunto que tens para tratar e esperas numa sala à esquerda. Quando for a tua vez vais para a zona dos balcões que é a direita e entregas o passaporte original e fotocópia, fotografia, certidão de nascimento original e fotocópia, título de residência ou BI brasileiro (não me recordo como o senhor designou isso) apenas para mostrar, o recibo do formulário que mencionei a cima e os 120,00€ (sim, paga-se na hora e não na entrega e sem multibanco). Também é preciso o título de eleitor mas eu não tenho, o que não me impediu de ter um novo passaporte mas deixaram lá um observação que tenho de tirar o meu título em Novembro. Demora 10 dias para ficar pronto e para levantar eles deram um recibo com a data de entrega, horas, piso, tudo direitinho.

Foi muito rápido, fiquei impressionada com o lugar, tudo limpo e repito organizado! Para além disso, antes de ir fiquei meses tirando dúvidas com por email, sempre me responderam e tiveram toda a paciência do mundo.

Desta vez não vi muita coisa do Porto porque estava sozinha e queria voltar para Lisboa, entretanto irei voltar para levantar o passaporte e visitar o meu namorado. Portanto, farei alguns posts da minha experiência por lá mas posso dizer que já estou encantada!

T.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s