A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

asombradovento
Quando era mais nova e antes de ter Internet ou computador em casa, passava o tempo apenas a ler. Adorava livros sobre aventuras, descobrimentos, história do mundo! Recordei-me há uns tempos da sensação que tinha ao acabar um livro, ou de passar as páginas e criar o rosto das personagens no meu pensamento. Entretanto, hoje não sei quais os temas que mais me atraem por isso decidi acabar A sombra do vento de Carlos Ruiz Zafón que tanto o meu irmão adora e coleciona.

Daniel Sempere, aos 11 anos é levado por seu pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos, uma biblioteca secreta onde se encontram obras abandonadas esperando por um novo leitor que lhe dê vida. O rapaz escolhe o livro A Sombra do Vento de Julián Carax e rapidamente fica fascinado por isso começa a procurar mais das suas obras.

Assim começa a jornada de Daniel com a ajuda de Gustavo Barceló, um livreiro que oferece-se para comprar o exemplar de Julian mas nada obteve. Da sua sobrinha, Clara Barceló, cega e a primeira paixão de Daniel que acaba por desapontá-lo. E Fermin Romero, um mendigo irá trabalhar na loja com o seu pai e torna-se o seu melhor amigo.

Para quem também voltou ao mundo dos livros e quer algo que o incentive, este é uma boa sugestão e penso que disse o mesmo sobre As Dez figuras Negras da Agatha Christie. Porque no começo é onde mais se salienta a importância e o significado dos livros, como cada um tinha alma mas foi esquecida.

No desenrolar da história, há muito romance, investigações, passado e presente, que toma quase toda a vida de Daniel. O que me dá pena do rapaz por passar por tanta coisa, e surpreendentemente Daniel e Julián são muito parecidos!  Ambos adoravam escrever, tiveram uma vida amorosa complicada, trabalhavam com o pai, etc, e quando eles se encontraram senti que já se conheciam há anos. A única diferença entre eles é que Sempere teve um final mais feliz que Carax.

T.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s