Pensamos em nós próprios

No apartamento onde moro, não por muito tempo, está com um probleminha na casa de banho. Deixa passar água para a vizinha de baixo que já nem banheiro tem por nossa culpa, parece o Tejo de tanta água que invade os seus cómodos. Mas calma, já chamamos (eu e a minha vizinha da frente) a polícia porque os senhorios nada fazem e a coitada da senhora foi abandonada pela filha. Mas agora com os senhores da lei envolvidos isto já anda e de repente os senhorios já estão dispostos a soltar umas notas para o conserto.

Tive uma longa conversa com a senhora e reparei que ninguém liga para ninguém para além deles próprios. Veja o caso disto da infiltração, não está acontecendo com ninguém para além dessa senhora com Alzheimer por isso os senhorios não querem saber, a senhoria do prédio também não quer saber. Ninguém estende a mão porque estão concentrados nos seus próprios deveres e problemas, se acontece com os outros é com os outros e não contigo. Eu era uma delas, até que ela chorou no meu ombro e disse que estava sozinha. Nesse momento não estava a pensar quantas chatices eu tinha de resolver, que estava atrasada para o trabalho, que era o último dia com o meu namorado e tinha de o levar à estação. Nesse momento não importava se estava despenteada, se a minha maquilhagem não estava decente, se não estava com uma roupa apresentável. Todas as coisas fúteis e problemas desapareceram e somente surgiu-me o pensamento de “porquê não vim vê-la mais cedo? Porquê não me importei?”. Com certeza nunca pensei que a solidão ganhasse forma na minha vida, para mim era apenas uma palavra mas agora parece já tem corpo e existe.

Parem por 10 min, talvez tenhas alguém que precisa de ajuda mas não enxergas porque o trabalho é tóxico. Lisboa é tóxica. Aliás, cidades grandes são tóxicas.

T.

2 thoughts on “Pensamos em nós próprios

Deixe uma Resposta

