Perdendo ligação com o Brasil

Quando entrei para uma nova disciplina por opção minha, apresentei-me e o stor fez-me várias perguntas sobre de onde vinha, porém o mais assustador foi que não sabia responder a maior parte delas. Como tão boooons colegas (vish!) um grupo de brasileiros fez a questão de me dizer: “oh meu deus, não sabias onde a tua cidade ficava?” e várias outras coisas humilhantes. Não ando propriamente a estudar o mapa do meu país de canto em canto para saber se fica mais a cima ou a baixo do Rio de Janeiro.

Eu quis aceitar a ideia de que o meu conhecimento tanto histórico como geográfico ficou mais fraco devido ao facto de crescer em Portugal. Perguntem-me onde as cidades principais ficam e saberei dizer, ou sobre os reis de Portugal mas não aprendi se algum estado brasileiro é mais à esquerda ou à direita do outro. Ao mesmo tempo que isso não é justificação para perder a ligação com a minha pátria, não convivo com muitos brasileiros. Todos que tento conhecer não gostam do facto de não ser religiosa, ou não querer ficar buchuda aos 25 anos, mas isso é outro assunto que irei abordar em vídeo.

O importante para um estrangeiro, mesmo após 20, 30 anos num outro país é não esquecer de onde você veio. Não me sinto completamente perdida porque ainda tenho um pouquinho da minha terra em mim, o sotaque, a família e a comida gostosa brasileira.

T.

Deixe uma Resposta

