5 Dicas Para Jovens Trabalhadores

Através da minha experiência de 10 meses no mercado de trabalho, observei e vivenciei algumas das rasteiras que muitos fazem aos “novatos” no assunto. Por isso recolhi 5 informações que acho importante saberem para se prepararem.

1. Não confies em ninguém, mesmo sendo o teu patrão. Pense que o teu ambiente de trabalho é um texto e tens de analisá-lo ao pormenor para conhecê-lo. É o que acontece no emprego, explore-o, fique na tua e não caias no erro de confiar em quem te sorri pois muitos no fundo estão a jogar contigo.

Se queres te safar neste esquema de simpatia e no fundo é falsidade para te tramar, tens de jogar o mesmo jogo. Também não gostei de fingir certas coisas mas é assim que funciona.

2. Ter contrato não garante o teu lugar. Sabe aquela frase que todos os pais dizem sobre nunca saber o dia da manhã? Pois é, é verdade. Podes agora estar com contrato e consequentemente confortável com isso, mas no dia seguinte pode dar-lhes na telha em que já não precisam de ti, e o que fazem? Muitas empresas infernizam o empregado de várias formas, forçando-o a pedir demissão e assim, os superiores não terem de pagar nada a ele.

3. Informa-te sobre os teus direitos. É essencial saberes quais são os teus direitos. Há muitos patrões que não seguem a lei e aproveitam-se de quem é ignorante no assunto. Se não fores atrás daquilo que é teu, não esperes que os o façam, por isso corra atrás.

4. Faz as tuas contas. Não sejas ingénuo ao pensar que pagam tudo certo, faz as tuas contas com base na informação correcta. Vai a segurança social e informa-te sobre a percentagem dos descontos, se fizestes horas extras pergunta ao teu supervisor se elas são pagas ou não, quanto é que ganhas nos feriados e esteja atenta as tua comissões para não pores no nome de outra pessoa. Se não sabes fazer as contas pergunta a um colega, um amigo, um professor, seja quem for mas aprenda.

5. Não assines sem ler. Sem dúvidas o tópico mais relevante de todos! Podes achar que são apenas papéis mas agora estás num mundo diferente, a tua assinatura pode ser a tua ruína pois concordaste com o que estava escrito.

Devo mencionar que quando te apresentarem um contrato faça algumas exigências ao teu favor. Por exemplo, no tópico 2 falo sobre as várias formas da empresa infernizar o funcionário. Uma das formas é, se estudas a noite e só podes trabalhar de manhã mas no contrato eles tem o poder de alterar o teu horário, colocam-te a noite sabendo que não tens disponibilidade. Assim vais embora sem nada, por isso faça algumas alterações para te protegeres de gente sem dignidade.

T.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s