O que é trabalhar – Dicas

Oi, oi gente! o post de hoje é da autoria de uma amiga que conta a sua experiência no seu 1º trabalho e algumas dicas.

Depois de um mês estágio em um laboratório, de 10 dias a trabalhar num restaurante e uma colecção de histórias de amigos e familiares. Aqui tem um texto de opinião sobre o pouco que entendi sobre o que a sensação de trabalhar.

O primeiro emprego é uma experiência na vida dos jovens que pode ser o marco da idade adulta. Para alguns esta experiência pode ser fantástica e para outros pode ser extremamente angustiante. É no primeiro emprego que descobres uma força que nunca imaginaste existir dentro de ti. – Toda a sua capacidade de resposta aos problemas do meio onde trabalhas será testada; passarás por situações de conflito que colocarão as tuas competências à prova; o autocontrolo é algo imprescindível.

Existe a recompensa pessoa de trabalho cumprido, de habilidade ganha. Haverá maior reconhecimento da família quanto ao seu esforço e te sentirás mais livre de tomar as tuas escolhas. No entanto, é importante ter em conta que os estudos estão acima do trabalho, é fundamental gerir as horas de estudo e trabalho com o esforço físico e mental que será gasto.

Para quem estuda durante a manhã, recomendo part-times em lojas ou cafés pequenos. O que desaconselho é trabalharem em restaurantes e nas limpezas, devido ao alto nível de exigência, responsabilidade, stresse e horas a trabalhar sem descanso. Outro fator a ter em conta, é se estás satisfeito com o que fazes. Tens de estar a vontade com as exigências do teu chefe; gostar de receber novos clientes; conseguir uma postura de simpatia e solidariedade entre os que te rodeiam, etc. Os problemas começam quando és pressionado excessivamente pelo chefe (em certos casos, até humilhado), quando há uma postura do chefe de extrema superioridade perante ao seu “vassalo” quando devia ser de respeito. Se no teu emprego sentes medo de errar nas tuas tarefas, desejas que não apareçam novos clientes, tens raiva do teu patrão/chefe, tens dúvidas acerca do que vais receber no final do mês, e te vês sem tempo para estudar e fazer e outras atividade que são importantes. Então saía daí o quanto antes! É vital que tenhas tempo para evoluir as tuas competências pessoais e profissionais fora do teu emprego de forma a evoluíres e, por consequência, fazer novas conquistas na tua vida.

G.

Anúncios

3 thoughts on “O que é trabalhar – Dicas

  1. O primeiro emprego é complicado para todos, principalmente porque o emprego sempre foi encarado como forma de castigar os adolescentes. O pai quando quer castigar o filho diz assim… “Tu vais trabalhar!!!”. Isso cria na cabeça de qualquer um, o problema.

    Assim que se começa a trabalhar, em primeiro é preciso ter sorte no emprego e depois nas pessoas que vamos encontrar no emprego. As pessoas hoje em dia passam por cima umas das outras, sem olhar meios para atingir uma posição sólida no emprego e os mais fortes é que ganham. Não é fácil e ás vezes é impossível. É verdade que uma mulher é diferente do homem, porque a mulher é vista como alguém que não pode ser tratada da mesma forma como um homem. Vou tentar exemplificar, se tiver uma caixa grande e outra pequena, o patrão vai mandar o homem pegar na grande e a mulher pegar na pequena e quem fala no trabalho fala também no trato do dia a dia.

    De qualquer das formas, eu deixei aqui o meu ponto de vista e vou seguir o teu blogue. Já deves ter reparado que falo de forma diferente, porque eu sou de Portugal e não do Brasil. Não tenho açúcar na minha pronúncia rsrsrs. Beijos =)

    1. você descreveu exactamente o que eu pensava, estou a passar por isso. É preciso muita sorte em arranjar um bom emprego, em lojas é muita gente pisando nos outros para subirem enquanto que alguém como eu só quer ficar quieta no seu canto. Se forem só mulheres a trabalhar como lojista é horrível, são muito c**** e roubam as comissões das outras. Mas se já estiver incluído um rapaz as coisas mudam de figura.

      Demitir-se é umas das coisas que não aconselho fazer, trabalho está difícil de arranjar e colegas ou patrão vão ser péssimos em todos os lados.

      Cresci aqui por isso consigo ver facilmente quem é português ou brasileiro :). O complicado para mim é “escolher” um dos dois para falar, confundo muito o português do brasil com o de cá acabando por sair uma coisa esquisita ahahah. Obrigada*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s