Umectação nocturna

Oi, oi gente! Eu sei, vocês devem estar cansadas de ouvir falar de tantos cuidados tanto de cabelo como de corpo não é? Prometo que esta é a última desta semana!

Aqui as meninas portuguesas não sabem o que é umectação, o que me surpreendeu muito visto que elas têm cabelo ondulado seco, por isso vamos conversar novamente sobre isso.

A umectação é humedecer mecha por mecha com óleos virgens, molhar totalmente os fios como se fosse água. Você pode fazer com qualquer óleo desde que seja 100 % vegetal mas eu vos recomendo o de rícino para quem tem o cabelo bem seco.

É um óleo pesado por isso deve por em banho maria para deixá-lo mais aquoso.  Apliquei em todo o cabelo, até mesmo na raiz e massageei. Deixei a noite toda e só tirei de manhã, foi muito chato de lavar, parecia que nunca ia sair mas o efeito que deixa depois é muito bom! Não precisei de usar creme para pentear para o cachos voltarem a ter forma. Entretanto aqui é caro, até na em sites online. Digo isto porque encomendei o de amêndoas doces 1l por 19,99€ enquanto que nem metade de um 1l de rícino custa 9,00 para cima.

O óleo de amêndoas doces não tem um efeito imediato tão grande, vê-se algumas alterações aqui e ali mas é pouca. Penso que com este é mesmo com o tempo, eu vejo-o como um óleo para desenrascar. Já o óleo de coco é um óleo intermédio, está mesmo entre o de rícino e o de amêndoas pois ele não é muito leve nem muito pesado, nota-se mais diferenças no cachos do que os amêndoas e é mais fácil de retirar na lavagem.

Relativamente aos benefícios deste processo trabalhoso é que o frizz diminui, dá os nutrientes que o fio precisa, brilho e a forma natural do cacho mas acho que depende mesmo do óleo. Para mim o melhor é o rícino por ser pesado, seguidamente o de coco que é um intermédio e por último o de amêndoas.

T

2 Replies to “Umectação nocturna”

  1. Não faço porque tenho raiz de cabelo oleosa, mas fiz ao meu namorado que tem caracóis também e o cabelo dele tá fantástico ehehe Misturei óleo de amêndoas doces com óleo de argão e maravilha! E ficou cerca de 3 horas no cabelo antes da banhoca 🙂

Deixe uma Resposta

