Dicas para o 1º emprego

Certamente sou uma pessoa respondona, não guardo nada para mim mas isso é para a escola, quando se trata de trabalhar tenho de me aguentar. Hoje vim dar umas dicas da minha experiência nesse mundo novo com o objectivo de ajudar as personalidades “fortes”, difíceis de lidar.

– Simpatia

É essencial que a pessoa seja simpática mesmo se algo correu mal, mesmo se você está puta da vida, porque? Eles lembrar-se-ao de ti. Uma semana de trabalho comecei a receber chamadas para outros porque gostaram de mim e não estou a gabar-me, eles próprios o disseram.

– Pontualidade

Acho que isso não é nenhum segredo não é? Não tenho problemas com isso porque sou muito controladora com as horas, qualquer compromisso que tenha chego 30 min a 1h antes. Não fica bem dar desculpas toda as vezes que você se atrasa, passará a imagem irresponsável.

– Se és esquecido faz anotações

A pior coisa é ficarem no teu pé dizendo o que você tem de fazer. Faça anotações das tuas funções, o que se deve fazer 1º de tudo e o que podes deixar para o dia seguinte.

– Manter a calma

Em geral vai sempre haver aquele colega irritante que irá meter-se no seu trabalho, dizendo toda hora o que tens de fazer como se fosse o patrão. Nessa hora eu liguei para a minha mãe porque ela é tem mais experiência, disse-me que a melhor coisa a fazer era ignorar se eu não quisesse confusão e assim o fiz. Ao final do dia apercebi-me que o senhor só queria me ajudar porque era nova no condomínio.

– Horário do mês de trabalho

Organização é também importante, saber gerir o teu tempo. Fiz um horário com as minhas prioridades para poder fazer tudo, ainda por cima porque irá ficar mais apertado se arranjar mais um. Você pode fazer tudo o que pretendes do teu dia só tens de saber como e o que está no topo da lista.

– Não responder

Isto também está relacionado com o manter a calma. Há muita gente mal educada e que tentam te deitar abaixo, nessa situação respiro fundo e quando saio do trabalho descarrego no exercício mas se passar dos limites como racismo o bicho pega, bota processo nisso.

Impaciente, Irrito-me facilmente, respondo, tudo isso é muito difícil de controlar portanto ter conseguido ser tão boa “actriz” mostra que já estou a entrar no jogo. Não é falsidade, é sobrevivência.

6 Replies to “Dicas para o 1º emprego”

  1. Isso realmente é muito util. Adorei esse post. Apesar de só entrar nesta vida de empregos e etc ano que vem, tenho certeza que não irei esquecer dessas dicas.
    Adorei o blog! Poderia visitar o meu? É que acabei de começar e preciso de um pouco de apoio moral…
    thatstorys.blogspot.com

Deixe uma Resposta

