Vida Académica em Portugal

Uma leitora comentou o meu post sobre os exames nacionais e pediu várias informações sobre a universade aqui, mais precisamente a de Coimbra mas também o significado das praxes, semana académica etc.

Visto que estava muito ocupada, hoje pedi o meu namorado para fazer este post porque ele está no 2º de Ciências Biomédicas e tem mais experiências do que eu mesmo que eu tenha vivido um pouco com ele.

A universidade é, para muitos, a etapa seguinte ao terminar o ensino secundário. Novas responsabilidades, muitas vezes longe dos pais, noutra cidade ou país com muito, mas muito, mais trabalho e liberdade. Além das aulas, ela trás consigo o que muitos consideram ser a melhor etapa da nossa vida, a vida académica. Para quem é de fora ou quem pensa ingressar na universidade, vou desmitificar alguns factos, assim como revelar outros sobre a vida académica em Portugal:

2 Principais Mitos

1º A Universidade é como nos filmes do American Pie. Achei melhor colocar este logo em primeiro lugar, uma vez que a maior parte acha que esta é a vida académica. Nope, lamento imenso se é uma desilusão para quem acredita nestas fantochadas. Não há cá festas com raparigas tiradas dos filmes, nem rapazes todos musculados, nem bebedeiras ou destruição como no Projecto X. Há sim, jantares com amigos com jogos e muitas gargalhadas, bebedeiras se assim o pretenderes, jantares de curso e muita diversão. Saídas à noite? São saídas normais, que poderias ir sem estar na faculdade. Mais à frente enumerarei os principais eventos académicos.

2º Os professores estão se “nas tintas” para os alunos, não dão apontamentos nem material para estudar. Apesar de ser verdade em certos casos, em 98% dos professores eles estão lá para te ajudar, tirar dúvidas, fornecem apontamentos para estudar quer nas aulas, como livros que facilmente podes consultar. Se ainda te restarem dúvidas existem horários para ir aos seus gabinetes esclarecer, assim como por e-mail. Não ligues ao que os professores do secundário dizem, a transição em termos de mudança de aulas não é assim tão grande, apenas existe um grande aumento na carga de trabalho e de quantidade de estudo.

A vida do Caloiro

Acabadinhos de sair de casa dos pais, ou não, acabaram de cair de cabeça neste novo mundo. Propinas? Frequências? Exames globais? Aulas práticas que se faltar reprovo? Só necessito de ir a x% das aulas teóricas!? Que é isto?.

Pode parecer complicado ao início, mas com o tempo conseguimo-nos adaptar a tudo. Afinal, como nós existem dezenas ou centenas de colegas que não sabem onde se vieram meter. Mas e como posso eu superar estes problemas? Ingressa a praxe e tudo está facilitado.

Praxe

A praxe tem como principal objectivo integrar o caloiro no espírito de equipa do curso, na cidade e na faculdade. Ponto. Não existe nenhum objectivo adjacente, se não este. Agora é moda dizer que tudo o que corre mal é culpa da praxe, que vão para o hospital ou falecem por culpa da praxe… a praxe não tem culpa mas sim os praxantes.

A praxe foi desenvolvida para que, através de brincadeiras, umas mais engraçadas, outras mais humilhantes, te possas inserir e conhecer com a ajuda dos teus praxantes a universidade, truques e dicas para a enfrentar, assim como a própria cidade, os principais locais e pontos de interesse, assim como fortalecer relações com os teus colegas. Tu e eles são farinha do mesmo saco, estão todos ali pela primeira vez e estes jogos e brincadeiras têm o fim de vos fazer unir. Se achares que alguma praxe é humilhante de mais ou algo que te queiras recusar a fazer, podes dizê-lo e recusar, se insistirem tu recusas e explicas o motivo, seja qual for: alergias, moralmente incorrecto, contra a tua religião, etc.

Na minha opinião, a praxe é algo porque todos deveriam passar. É divertido, fazes amigos para a vida e realmente ajuda. Não venham com histórias de que sem a praxe tudo era melhor, era apenas calmo e muito mas muito menos divertido.

Noite Académica

A noite resume-se entre as terças e quintas, normalmente. Sexta é o dia de ir para casa, pelo que na noite antes é tempo de diversão, se assim houver oportunidade. Fora as noites comuns, os principais eventos académicos são a recepção ao caloiro e a queima das fitas/semana académica. Em geral, todas as faculdades têm estes dois eventos, assim como mais uns quantos próprios de cada uma. Assim como as tradições académicas e o próprio traje, também os eventos variam de faculdade para faculdade. Com uma breve leitura ao código de praxe de cada universidade, saberás quais as principais tradições.

Principais concelhos para enfrentar a Universidade:

-Ingressar a praxe e levar como algo divertido; -Dividir casa com colegas, caso sejas de fora. Torna tudo mais fácil;

-Estudar e não deixar tudo para a última. A matéria a estudar é mais complicada e mais volumosa;

-Se achas que não compensa ir a uma aula e podes faltar, falta. Parece controverso, mas por vezes é melhor ficar a estudar outra cadeira mais complicada do que ir perder 2h a contar as aranhas do tecto;

-Aproveita as saídas e não estudes demasiado, há tempo para tudo. Só dura 3 anos e passa depressa;

-Faz amigos e trabalha com o teu curso em equipa. No futuro é muito provável que venham a ser colegas de trabalho e estão todos ali para o mesmo, para concluir o curso. Esquece as rivalidades, a união faz a força;

-Usa o traje. Irá se tornar um orgulho para ti e os teus pais vão ficar “babados” com o filho já crescido;

-Distingue as boas praxes das más e aprende a dizer que não. Ninguém te vai bater ou obrigar a nada e um dia quando fores tu a praxar, serás melhor praxante. Lé o código de praxe, é importante para argumentares;

-Não compres livros, fotocópias são mais baratas e muitas vezes suficientes. Se os professores fornecerem ppts, imprime e leva para as aulas, são melhores que cadernos para tirar notas;

-Aprende a gostar de café. Irá ser um dos teus melhores amigos em noites trabalhosas;

-Aproveita todos os dias. A faculdade só dura 3 anos e passam num instante. Aos novos caloiros, sejam bem vindos a este novo mundo e aproveitem.

Bem gente foi isso e olha que ele fez um resumo, eu presenciei episódios importantes dessa fase da faculdade e como já tinha dito aprendi com essa experiência mesmo estando de fora. Vou deixar aqui fotos para mostrar o traje que se usa na Universade da Beira Interior.

image

image

Anúncios

7 thoughts on “Vida Académica em Portugal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s