2 Escolas Secundárias Diferentes

Como estive na Covilhã bateu uma saudade de quando estudava lá, por isso decidi falar um pouco da minha experiência com as 2 escolas secundárias em que estudei.

Gabriel Pereira

Dizem ser a melhor escola para alunos de Artes contudo a direcção “está-se nas tintas” para o aluno ainda mais se for numa situação de agressão entre funcionário e estudante, em que o funcionário admite o acto perante o encarregado de educação e o responsável pelo o estabelecimento de ensino.

Os professores que tive não eram muito bons, no 10º ano o professor de desenho não explicava muita coisa, dava-nos um objecto e tínhamos de desenhar sem indicações, lembro-me que com ele sentia-me perdida porque não sabia por onde começar e quais eram os meus erros.

As aulas de inglês eram como aulas de ioga, para relaxar! Ninguém prestava atenção a aula, alguns comiam, outros conversavam, navegavam na Internet, faziam chamadas, desenhavam etc. A professora também não se importava connosco, era um ambiente estranho nas suas aulas.

No 1º período ficámos sem professora de História da Cultura e das Artes, infelizmente não tive o prazer de conhecê-la pois ouvi muito bem dela, até nos jornais. Ela tinha câncer e acabou por falecer entretanto um professor de um curso profissional substituiu-a no 2º período. Se tem capeta neste planeta é ele sem dúvidas! As suas aulas eram para dormir, o seu tom de voz não variava e era baixinha, tinha umas manias estranhas como tirar pontos porque eu escrevia com palavras brasileiras que estavam correctas ou porque eu decorava frases do livro, isso tirava-me do sério.

Penso que as aulas com professores mais “normais” eram de e.f, não há como não adorar aulas de Educação Física ainda mais com professores que arrancam o teu coro, Língua Portuguesa e Geometria!

Campos de Melo

Na Covilhã, a única escola com Artes Visuais é a Campos de Melo por isso não tinha muitas opções para onde ir. Os funcionários da secretaria receberam-me muito bem, preocupavam-se com o meu bem estar na escola e orientavam-me visto que estava “motherless (?)”.

Vai haver sempre um professor que você não irá gostar, nesta escola não foi o meu caso. A minha professora de Português era exigente, séria mas as vezes sabia brincar e fazia-nos trabalhar, professores assim sempre tiveram um efeito estranho em mim, fazem-me ficar calada e participativa.

Porque todas as minhas professoras de Inglês são diferentes na maneira que vestem? Perhaps, it’s London!. Adorava a minha professora, a sua personalidade, como ensinava e fazia-me desejar todo o seu guarda roupa! Era das melhores pessoas que já conheci.

A professora de Geometria Descritiva era simpática mas os seus métodos de ensino não funcionavam muito bem com uma turma de 35 alunos. Para perceber geometria precisa-se do professor “morando” ao seu lado por isso a “stora” não podia estar presente em todas as secretárias,  penso que a solução seria se ela explicasse a dúvida de um aluno a todos pois poderia haver alguém com a mesma.

As aulas de educação física são aquelas as minhas preferidas e o que acho mais importante é a energia e motivação do professor. O meu professor parecia sempre de bem com a vida, tinha um sorriso caloroso e transmitia uma energia motivadora.

E por fim, Desenho. Foi com esta professora que passei de um 13 a 15 valores, fiquei surpresa, eu acho que tenho várias capacidades mas não trabalho-as. Ela conversava, ensinava, ajudava, melhorava-nos e com ela fazemos trabalhos fora da escola! Exposição no centro comercial, cenário para o teatro da Covilhã e agora soube dos meus colegas que vão pintar um carro. É isto o que falta na GP e na escola em que estou actualmente.

Não tenho ainda uma opinião sobre a minha escola, farei mais tarde contudo o que posso dizer é que a secundária da Amadora não é o que dizem, porrada pretos, roubos e confusão, tem que ter cuidado mas comparado com as outras essa é muito “soft”.

Beijinhos, T.

2 Replies to “2 Escolas Secundárias Diferentes”

  1. Pingback: Desisti |

Deixe uma Resposta

