Curso da Secundária – Artes

Aqui em Portugal a educação é muito diferente do Brasil. No 3º período do 9º ano fazemos testes de aptidões que consequentemente ligará ao teu curso, seguidamente conversamos com uma psicóloga da escola e depois preenchemos o papel do nosso destino.

Na minha primeira conversa com a psicóloga da escola disse-me que eu era velha, não ia conseguir num curso normal por isso deveria escolher um profissional, recusei tomar tal decisão e optei pelo que queria, Artes Visuais.

Todos me avisaram e até vi em blogues que na secundária você tem de trabalhar todos os dias ou seja estudar estudar e estudar se não você fica perdida na matéria. Sou muito preguiçosa e não segui esses conselhos mas passei de ano, agora ano 11º é que estou um pouco ferrada (contarei depois). Artes não é excepção, você quer melhor média? Então o desenho passa a ser a tua vida, é com a prática que vais melhorando a sua habilidade. Oiço frequentemente que Artes é para quem não quer fazer nada mas exige sim muito esforço como qualquer outro curso. Temos Geometria Descritiva que demanda fazer exercícios todos os dias e História da Cultura e das Artes que tem muita matéria, para quem não gosta pode decorar ou escolher Matemática. Depois temos as disciplinas obrigatórias que todos os cursos têm, Língua Portuguesa, Educação Física, Inglês ou Espanhol e Filosofia.

Independentemente dos país em que estás não vaias na conversa dos outros, segue aquilo que achas que está certo, que é o que queres. Cada pessoa vive de uma forma diferente por isso a tua experiência não vai ser a mesma.

ps: a imagem de destaque fi-la no 1º período na Covilhã e tive 15 v (nunca tirei tal nota por isso chorei de alegria) ela ia para exposição mas como vim para Lisboa perdi a oportunidade, de momento não a tenho comigo porque estou em Évora e nessa foto não está inteira mas como diz na breve descrição do meu perfil na lateral abrirei um espaço para por os meus trabalhos.

Beijinhos, T.

 

4 thoughts on “Curso da Secundária – Artes

  1. Oi Taís lembra de mim? a Talita la do blog Super Vaidosa! Então você falo para mim adiciona você no fb, o problema é que não tenho fb :/ não teria outro jeito de conversarmos? Você parece ser uma pessoa muito legal, e é sempre bom agente conversar com pessoas assim né, bom aí vai de você rsrsrs 🙂

Deixe uma Resposta

