Brasileiros e Portugueses

Ontem recebi um comentário neste post sobre Lisboa ter vários brasileiros,  de já não precisar esconder a minha nacionalidade e isso conduziu-me a debater sobre portugueses e brasileiros com o meu namorado.

Como qualquer outro português, a opinião dele é que os brasileiros maltratam os portugueses dando como exemplo uma jornalista brasileira que veio a Portugal gozar com os seus monumentos, mas o que o torna uma “excepção” é que ele reconhece  que o povo português em geral menospreza-nos, há muitos que reconhecem isso? Na minha experiência é muito raro.

Tenho bons amigos portugueses, mas antes de encontrá-los sempre ouvia “olha a brasileira, puta/volta para o teu país/preta de merda/cabelo de palha/brasuca etc”, principalmente referirem-se a mim em tom sarcástico, tentando imitar o sotaque brasileiro como se fosse demasiado burra para compreendê-los. Não acho que essas atitudes estejam a desvanecer, vejo frequentemente alguns vestígios como, o meu professor achar que brasileiro é burro, incapaz de compreender História e Cultura das Artes (uma das disciplinas do meu curso).

Afinal quem é está mal? Os dois países. Se um turista brasileiro vem para aqui e é recebido de tal forma, ao voltar para a sua nação, já com uma ideia dos portugueses, vai trata-los conforme a sua experiência, seja negativa ou positiva. Há brasileiro mau? Há. Há português mau? Também, mas existe igualmente gente boa dos dois lados. Nem todo português são deste nível de arrogância, tenho namorado português, amigos portugueses e apesar de sofrer com tantos abusos verbais tenho educação, respeito quem me respeitar também, nem precisa gostar de mim, só me tratar como pessoa que é o suficiente.

3 Replies to “Brasileiros e Portugueses”

Deixe uma Resposta

