É por ser negro?

No meu primeiro dia na capital, o meu irmão e eu fomos ao Colombo almoçar, enquanto isso ele contou-me 2 episódios que lhe aconteceu. Apressado para apanhar o autocarro uma senhora viu-o em tal agitação que fugiu dele, na segunda vez o meu irmão foi pedir uma informação e a jovem também correu assustada. Ele disse-me que de certeza não iria acontecer-me o mesmo porque sou rapariga e tenho cara de 15 anos.

Num dia como os outros, como não tinha aula no 2 tempo fui ler um livro no Jardim da estação. 20 minutos depois sentou-se uma idosa no banco paralelo ao meu e durante toda a minha leitura observou-me. Levantei-me, arrumei as minhas coisas e fui-me embora mas entretanto ela chamou-me e disse, “muito bem, não fuma, não rouba, grande personalidade”. A questão que veio-me a cabeça era qual seria o motivo desse comentário “é porque sou mulata? Os negros são o símbolo da marginalidade?”. Não cheguei a nenhuma conclusão.

Alguns dias depois, estava perdida e fui pedir informações, apareceu uma senhora que ignorou-me, não olhou para mim, apertava a mala como se fosse a sua vida e disse “não sei de nada, não moro aqui” mas quando falei que estava a procura da PSP ela deu-me indicações bem apressada e sem olhar. E novamente, foi porque sou mulata?. Com o que aconteceu ao meu namorado, cheguei finalmente a uma resposta. Não é pela cor da pele, é mesmo para se protegerem e não dar atenção à estranhos. Cheguei a essa conclusão porque o meu namorado veio passar um fim-de-semana na minha casa e quando foi embora no domingo ele perdeu-se e como qualquer pessoa que não conhece uma cidade pede indicações,  a senhora desatou a correr. Sinceramente ouvi tantas coisas de Lisboa, tão temida e perigosa, que nada é verdade mas sempre tem que ter cuidado por ser uma cidade grande, Lisboa é só isso. Uma cidade grande.

3 Replies to “É por ser negro?”

Deixe uma Resposta

