Eu, eles ou o lugar?

Antes de mudar-me para Lisboa, conhecidos,  amigos e familiares contaram-me episódios e as suas opiniões. Agora, após algumas semanas, pude formular a minha própria ideia sobre a cidade dos lisboetas.

Nos primeiros dias estava deslumbrada com tudo e ansiosa pela escola, afinal vim de uma terrinha acolhedora para um formigueiro. Quando começou a minha nova rotina, muitas coisas caíram sobre mim de uma só vez; o ritmo das coisas, o ambiente pesado e estressante pela manhã mas principalmente as pessoas em que realmente são pouco amigáveis.

Contudo, a minha questão é, ” sou eu, eles ou o lugar? “.  Após reflectir, a resposta a que cheguei é que não sou eu, consegui fazer algumas amizades de uma zona diferente. E desta finalização surgiu-me outra dúvida, ” são as pessoas que fazem a região, ou a região é que faz as pessoas? “. Visto que moro temporariamente numa zona com má reputação não mudei a pessoa que sou por causa disso, para mim não é a zona que faz as pessoas. Eu consigo ter uma agradável conversa com conteúdo com pessoas de uma região mas quando tento noutra, em que passo o dia todo é quase impossível.  Eles têm uma ideia instalada de que se não fumares, não beberes e não comentares da maior fofoca da escola você é uma criança, ou uma pessoa estranha.

Apesar destas turbulências, estou a habituar-me ao ritmo, aprendendo a virar-me sozinha e usufruindo dos benefícios que a capital me oferece. Isto é a minha perspectiva por agora, cada um tem a sua maneira de ver as coisas e adaptar-se às mudanças na sua vida.

2 Replies to “Eu, eles ou o lugar?”

Deixe uma Resposta

